Os tratores são as máquinas agrícolas mais conhecidas e são muito valiosas para o produtor rural. Desde algum tempo, tornou-se comum usar cabines nos tratores, o que garante mais proteção ao operador e melhora o desempenho da máquina.
Hoje, estão disponíveis cabines para tratores, também cabine para colheitadeira e cabine para pulverizador agrícola. Tudo visando à melhoria nas condições de trabalho do campo.
Antes de comprar a cabine, é claro, você já deve ter um trator e escolher a melhor opção de acordo com o veículo. Confira 4 dicas para escolher cabines para tratores!
1. Confira a marca do trator
É importante saber a marca e o modelo do trator. Então, confiramos algumas marcas de trator:
- Yanmar;
- Solis;
- Mahindra;
- Ford;
- Case;
- John Deere;
- Massey Ferguson;
- Valtra;
- New Holland.
É alguma dessas? Ótimo! Se não, não tem problema, é só conferir se a loja trabalha com a marca de seu veículo e pode atender às suas necessidades. Ela pode oferecer serviços personalizados que satisfaçam o modelo e a marca de seu trator.
2. Analise a segurança das cabines para tratores
Você não deve se descuidar da segurança — afinal de contas, um dos objetivos da cabine é justamente melhorar o nível de segurança de quem opera o veículo.
Uma dica é comprar cabines para tratores com monobloco em aço reforçado e tubos especiais que impedem o capotamento da máquina.
Cabines sem degraus são mais seguras, pois evitam possíveis acidentes. É importante que apresentem soleiras, pois elas evitam a movimentação de tapetes.
Certamente, a segurança é um valioso critério a analisar em qualquer cabine que você decida comprar, inclusive a cabine para pulverizador agrícola e a cabine para colheitadeira.
3. Fique atento ao acabamento e ao conforto
Considerar o nível de acabamento do produto e o conforto que ele proporciona também é relevante. O usuário pode passar muito tempo no veículo e, quanto mais ergonômica a cabine for, melhor será para o operador, que conseguirá produzir mais.
A dupla forração, por exemplo, é um acabamento que reduz ruídos e calor. A estrutura sobre coxins reduz as vibrações. Um vidro temperado com proteção UV evita a agressividade da radiação solar sobre o motorista. Outro ponto a analisar é a ventilação (algumas cabines para tratores contam com filtro de recirculação).
4. Avalie e escolha uma boa empresa
Como já ressaltamos uma boa empresa pode fazer toda a diferença. Por exemplo, ela pode fabricar uma cabine especialmente para o modelo e a marca de seu veículo.
A boa empresa também se preocupa em oferecer produtos duráveis e eficientes, que compensem o investimento do comprador. Quando o produtor rural compra máquinas desse tipo e itens para torná-la mais segura e eficaz (como a cabine), a sua intenção é que realmente esteja fazendo um bom investimento.
Para isso, existem alguns indicadores, como o payback, que calcula em quanto tempo o valor investido retornará para o negócio. Assim, temos uma fórmula básica:
- Payback (tempo de retorno do investimento) = Investimento inicial / economia obtida (por mês ou ano)
Outro indicador importante é o ROI (Retorno Sobre o Investimento), que mede a taxa de retorno que o investimento trouxe ao produtor rural. Quanto maior for essa taxa (expressa em percentual), maior será o retorno sobre investimento. A fórmula é esta:
- ROI = (Lucro obtido – Investimento inicial / Investimento inicial) x 100
O lucro pode ser representado pela economia gerada. Juntamente com o payback, o ROI é valioso quando se trata de comprar cabines para tratores.
Enfim, analise se a empresa oferece itens de séries e opcionais que deixem a cabine do trator ainda mais segura e ergonômica. Certifique-se de que a empresa também oferece assistência técnica especializada em troca e reparo de vidros e ar-condicionado, além de manutenção integral.
Essas 4 dicas ajudarão você a fazer um bom negócio ao comprar cabines para tratores, ou mesmo uma cabine para colheitadeira ou uma cabine para pulverizador agrícola!
O que achou do post? Tirou suas dúvidas? Se você gosta de redes sociais, aproveite para seguir a empresa no Facebook e Instagram e conferir nossas postagens regulares sobre agronegócio!