Você sabe o que é uma cabine agrícola? É o posto de trabalho do operador de máquina e geralmente é composto por banco, comandos e equipamentos que quando acionados, movimentam o trator e/ou o implemento e possibilitam que eles cumpram diversas funções.
A cabine agrícola é um item versátil e multifuncional, que pode inclusive, melhorar o desempenho do trator. Além de garantir o conforto, a proteção e a segurança do operador da máquina, ela também possibilita a aplicação de produtos químicos que controlam pragas e otimizam o crescimento saudável de diferentes culturas, aumentando a qualidade dos produtos agrícolas e a produtividade da lavoura.
Mas você sabia que é possível tornar sua cabine agrícola mais eco-friendly? Isso significa adotar práticas sustentáveis que reduzem o impacto ambiental do seu agronegócio, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas ao redor. Neste artigo, vamos apresentar 6 práticas sustentáveis para tornar suas atividades mais amigas do meio ambiente. Confira!
1. Invista na agricultura de precisão
O fechamento de uma cabine agrícola com vidros resistentes e seguros possibilita investir na agricultura de precisão. A técnica utiliza tecnologias modernas para otimizar o plantio, a manutenção da lavoura e a colheita. Para tal, utiliza com responsabilidade e eficiência os insumos agrícolas (sementes, fertilizantes, defensivos), de forma a promover a sustentabilidade do agronegócio, reduzindo seus custos e minimizando os danos ambientais.
A agricultura de precisão utiliza equipamentos como GPS, sensores inteligentes, internet das coisas, inteligência artificial e outros recursos para monitorar as condições do solo, do clima e das culturas em tempo real. Com isso, é possível aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas, preservando os recursos naturais e a biodiversidade.
2. Esteja atento às exigências de ergonomia no trabalho
Além de equipar a cabine agrícola com tecnologias que possibilitem a agricultura de precisão, outra forma de tornar o seu complemento mais eco-friendly é investir na ergonomia no trabalho.
A ergonomia no trabalho é a ciência que estuda a adaptação do trabalho ao homem, visando melhorar o conforto, a segurança e a eficiência do profissional. Quando aplicada ao agronegócio, envolve aspectos como o dimensionamento e o ajuste da cabine agrícola, a iluminação adequada, a redução do ruído e da vibração para otimizar as tarefas e prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
3. Aposte no manejo integrado de pragas
Não é porque a cabine agrícola protege o operador do contato com agrotóxicos é que o uso desses produtos químicos pode ser indiscriminado. E uma das formas de reduzir a dependência dessas substâncias nocivas é com a estratégia de manejo integrado de pragas.
Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o manejo integrado de pragas combina várias formas de controle, como rotação de culturas, capina, correção da acidez do solo e até uso de agrotóxicos seletivos. O objetivo é reduzir a população de pragas a níveis aceitáveis, sem causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana.
4. Priorize o uso de biocombustíveis em tratores agrícolas
Essa é uma prática que melhora o desempenho do trator, respeita o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento econômico sustentável.
Os biocombustíveis são produzidos a partir de fontes orgânicas, como cana-de-açúcar, milho, soja e óleos vegetais. Eles emitem menos gases poluentes, proporcionam menor dependência energética externa e são mais baratos do que combustíveis fósseis.
Além disso, os biocombustíveis possuem excelente performance e não danificam as peças do trator, o que gera maior economia a longo prazo. Ademais, são fontes geradoras de emprego e renda no meio rural.
5. Equipe a sua cabine agrícola com faróis de LED
Outra ideia sustentável e que pode otimizar as atividades no campo é a instalação de faróis de LED nos tratores, inclusive na própria cabine agrícola. Esses dispositivos utilizam diodos emissores de luz (LEDs) como fonte luminosa e são muito mais eficientes do que os faróis convencionais, que usam outros tipos de lâmpadas.
Ou seja, os faróis de LED oferecem um excelente custo-benefício. Afinal, eles melhoram a visibilidade noturna, economizam energia, geram menos calor e duram muito mais tempo.
6. Utilize a energia solar para alimentar máquinas e equipamentos agrícolas
Para finalizar a nossa lista de práticas sustentáveis, uma que tem sido apontada como tendência no agronegócio: o uso da energia solar. A fonte de energia renovável, inesgotável, barata e limpa pode ser utilizada para alimentar máquinas e equipamentos agrícolas, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e a pegada de carbono na agricultura.
Atualmente já existem máquinas agrícolas que capturam a luz do sol e a convertem em energia, por meio da instalação de placas fotovoltaicas sobre a cabine agrícola do veículo. Algumas, aliás, possuem baterias para armazenar a energia solar gerada para ser utilizada mesmo nos dias nublados. Isso garante uma produção constante e que atende inclusive a áreas remotas.
Gostou de conhecer algumas práticas sustentáveis para tornar sua cabine agrícola mais eco-friendly? Converse com os especialistas da Ricar Cabines e solicite um projeto personalizado de cabine agrícola para as demandas da sua lavoura!