O trabalho pesado no agronegócio requer profissionais qualificados que saibam operar corretamente as máquinas, como as colheitadeiras.
Elas agilizam as atividades, proporcionando mais eficiência e contribuindo para reduzir o número de perdas. Por outro lado, é preciso investir em segurança e conforto para garantir resultados efetivos.
Com a nova tecnologia, é possível otimizar as máquinas agrícolas. É o que vamos ver agora. Veja por que a cabine para colheitadeira é necessária na máquina de colheita!
A cabine fechada proporciona mais conforto
As cabines oferecem mais conforto para o trabalhador. Elas evitam que ele fique exposto aos raios solares e ao calor do ambiente externo.
A estrutura sobre coxins ajuda a reduzir as vibrações, que incomodam bastante o operador enquanto exerce suas atividades. Já a dupla forração nos paralamas ajuda a diminuir o calor e os ruídos, que também interferem no nível de conforto do operador.
O filtro de recirculação evita um ambiente muito quente, em que o operador se sente incomodado com seus próprio suor. E vale lembrar que, por se tratar de uma cabine fechada, é possível instalar ar-condicionado.
Enfim, a cabine para colheitadeira é uma elemento importante para a ergonomia no trabalho pesado da lavoura.
A cabine para colheitadeira promove mais segurança
Um ponto fundamental quando se fala em trabalho pesado é a segurança. As cabines foram uma resposta ao elevado índice de acidentes que envolviam os trabalhadores de máquinas pesadas, tanto na agricultura quanto na mineração e na construção civil.
Existem normas que tratam do assunto. A NR nº 31/2022 dispõe sobre os preceitos que devem ser seguidos no trabalho rural, com a finalidade de permitir que as atividades do setor sejam realizadas de forma compatível com a prevenção de acidentes e de doenças associadas ao trabalho rural.
Nela, está prevista a utilização da cabine como elemento fundamental para conferir mais segurança ao operador.
A cabine para colheitadeira em aço monobloco reforçado apresenta tubos anticapotamento. É que se chama cabine ROPS, uma estrutura que mantém intacto o habitáculo do trabalhador em casos de capotagem do veículo.
Para que seja possível montar a estrutura ROPS, são instalados tubos de aço internamente, que resistem aos mais violentos impactos.
A cabine ROPS/FOPS é aquela que confere tanto segurança em casos de capotamento como em casos de quedas de objetos. Essas estruturas protetoras atendem aos requisitos da ISO nº 3449/2007.
Além disso, a cabine para colheitadeira não tem degraus e conta com soleira que evita a movimentação dos tapetes. Os vidros são temperados com proteção ultravioleta, que ajudam a evitar a incidência da radiação solar diretamente no operador e, consequentemente, ajudam a evitar a insolação.
A cabine para colheitadeira aumenta a produtividade
Levando em conta tudo que já falamos até agora, fica fácil compreender que a cabine para colheitadeira ajuda a aumentar a produtividade da colheita.
Quando o operador trabalha com mais segurança e conforto, ele consegue se dedicar melhor ao que está fazendo, já que sua confiabilidade no equipamento aumenta.
Assim, ele opera com mais atenção, melhorando seu desempenho e aproveitando, da melhor maneira possível, o potencial da máquina.
O resultado é a melhor produtividade, com redução de perdas de grãos ou unidades de produtos. O trabalho é feito com mais rapidez e qualidade.
A cabine para colheitadeira personalizada é baseada na cabine original, conforme a tecnologia mais eficiente disponível no mercado.
Nunca devemos descuidar da segurança! Além de existirem normas a cumprir, a preocupação com a segurança garante um relacionamento melhor com os trabalhadores. Continue estudando sobre o tema! Veja agora 5 dicas de segurança no uso de colheitadeiras.