A colheitadeira é uma máquina muito importante para o agronegócio e pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso da lavoura. Conforme a propriedade e o tipo de cultura, há um veículo mais apropriado para realizar a colheita.
Um aspecto relevante para otimizar o desempenho do operador e, consequentemente, da produtividade durante a colheita é a cabine para colheitadeira, pois ela ajuda a melhorar o conforto e a segurança do trabalhador. Veja como escolher a melhor colheitadeira para sua lavoura!
A colheitadeira para grãos
Quando falamos em colheitadeira de grãos, nós nos referimos às máquinas que possuem a funcionalidade da troca de plataformas para a colheita de soja e milho.
Colheitadeira híbrida 4690 da Massey Ferguson
A colheitadeira híbrida 4690 da Massey Ferguson conta com dois rotores e ventilação de dupla cascata, possibilitando uma limpeza em fases bem específicas. Assim, as peneiras não ficam sobrecarregadas e o tanque graneleiro recebe um produto de boa qualidade.
A descarga dos grãos é muito rápida — 64 segundos, em média, para descarregar todos os grãos! Sua capacidade é de 86 litros por segundo. Além disso, há um eficiente picador de palhas, com duas lâminas que receberam tratamento térmico e duas velocidades.
Para deixar a máquina ainda mais eficaz, você pode instalar uma cabine para colheitadeira feita sob demanda para esse modelo, garantindo maior conforto e segurança ao operador.
Colhedora New Holland TC 5090
Esse modelo apresenta capacidade de descarga de 63 litros por segundo e oferece excelente rendimento operacional. Apresenta também peneiras autonivelantes que reduzem as perdas. A debulha é feita por cilindro e oferece ótimo desempenho.
A abertura e o fechamento do côncavo podem ser feitos de dentro da cabine para colheitadeira. As barras de alta inércia ajudam na limpeza, o que otimiza o desempenho da máquina.
A linha TC possui, ainda, a opção de tração traseira auxiliar ativada por motores hidráulicos. Com essa função, a colhedora conta com 30% a mais de tração, o que facilita o trabalho em lugares de acesso mais difícil e diminui a compactação do solo.
Colhedora John Deere S790
Essa colheitadeira apresenta um sistema que diminui o volume de retrilha em um percentual de até 28%. É eficiente no consumo de combustível e não emite muitos poluentes.
Sua capacidade é de 14.100 litros no tanque de grãos e a descarga é de 135 litros por segundo. A tecnologia embarcada permite que as calibrações sejam feitas automaticamente e otimiza os ganhos de produtividade — não importa qual seja o estado da lavoura.
Como a tecnologia embarcada é automatizada, o operador do veículo não precisa efetuar calibrações e ajustes.
A colheitadeira para café
No caso de colheitadeiras para café, vamos falar de dois modelos que merecem destaque:
Coffee Express 200 Multiuse Case IH
Esse modelo apresenta paletas retráteis e uma quantidade maior de varetas. O formato de colmeia contribui para uma maior eficiência da colheita e uma redução na desfolha dos vegetais.
K3 Millennium da Jacto
Trata-se de um veículo robusto, bem ajustável às condições da cafeicultura nacional. Pode reduzir até 50% nas perdas de café conforme os fabricantes, pois os recolhedores associados a câmeras tornam mais fácil o alinhamento certo das plantas.
As lâminas retráteis se fecham abaixo da saia do cafeeiro, evitando a perda do café derriçado e a coleta de impurezas. A eficiência de derriça chega a 97% (mesmo que sejam plantas menores).
A cabine para colheitadeira
Instalar uma cabine para colheitadeira em qualquer dos modelos citados maximiza o desempenho do veículo, pois permite, por exemplo, a instalação de um ar-condicionado para atividades durante o verão e conta com tubos anticapotamento para garantir que o operador trabalhe menos preocupado com acidentes.
Na hora de escolher uma boa colheitadeira, considere os modelos acima e não deixe de encomendar uma cabine para colheitadeira personalizada em uma fabricante especializada. A cabine para trator, para colheitadeira e para qualquer máquina agrícola melhoram a performance da máquina e aumentam a produtividade.
Se você gostou de nossas dicas, não perca a oportunidade de se manter atualizado. Para isso, basta que você assine nossa newsletter e receber conteúdo diretamente em seu e-mail!