Diante de tantos modelos de tratores para a produção agrícola, inclusive veículos de última geração, os produtores podem ficar indecisos. É preciso escolher o trator de acordo com o tipo de produção de uma fazenda. As necessidades devem ser levadas em conta, assim como as atividades mais cotidianas.
Alguns modelos são ideais para tarefas mais simples, que envolvem menos potência. Já outras séries, além de terem mais potência, contam com recursos tecnológicos para a agricultura de precisão. Escolher um trator que conte com uma boa cabine agrícola também é importante para garantir o bem-estar do operador e o aumento da produtividade.
Confira agora algumas dicas para você escolher o melhor trator para a sua fazenda!
1. Saiba a diferença entre tratores pequenos e grandes
Antes de escolher o melhor trator para a sua fazenda, você deve saber a diferença de portes e seu uso na área de produção. Os tratores pequenos e compactos são bons para o uso cotidiano no campo. Porém, por serem menores, não servem para atividades que exigem maior fonte de potência.
Os tratores maiores e mais robustos consomem mais combustível. Por isso, envolvem maiores gastos. Por isso, não são ideais para as atividades do dia a dia, e sim para as tarefas que demandam mais potência.
2. Use tratores pequenos para as atividades do dia a dia
Com potência entre 55 e 100 cavalos, esse tipo de trator pode ser usado em diversas atividades e podem ser empregados no cultivo de frutas e de café. Versáteis, tais veículos podem ser acoplados pulverizadores de três pontas, equipamentos de arrasto e lâminas dianteiras. Permitem economia de combustível. O custo de manutenção também é mais baixo.
3. Escolha tratores médios com cabine agrícola
Os tratores médios possuem mais potência em comparação aos modelos pequenos, entre 100 e 200 cavalos. Realizam transmissões que duram mais tempo, além de terem mais capacidade junto aos sistemas hidráulicos.
Certos modelos de média potência contam com cabine para trator ergonômica. Esse tipo de cabine agrícola, além de ser confortável, permite um amplo campo de visão.
4. Opte por tratores de grande porte em caso de necessidade
Os tratores com potência superior a 200 cavalos devem ser adquiridos após uma análise acurada das necessidades da empresa. Isso porque os tratores grandes, quando ociosos, geram custos altos para qualquer empresa agrícola.
Tais máquinas agrícolas possuem capacidade de operação durante longas e intensas jornadas de trabalho. Em geral, já são equipados com várias ferramentas importantes para a chamada agricultura de precisão, como conectividade e telemetria. Apresenta um alto consumo de combustível.
5. Dê preferência a tratores com uma cabine confortável
Tratores que contam com cabine agrícola são modelos que oferecem grande vantagem à produção no campo. Esses veículos cabinados proporcionam mais conforto ao operador, que trabalha sem estar em uma posição incômoda que pode atrapalhar seu rendimento.
Alguns tratores contam com cabine de trator envidraçada, o que proporciona uma visibilidade a 360 graus. Tais cabines modernas garantem ainda isolamento acústico e o uso do ar condicionado.
Com essas dicas, fica mais fácil saber qual é o melhor modelo de trator para a sua fazenda. Analise bem as necessidades da empresa, a possibilidade de a máquina ficar ociosa e se o trator possui uma boa cabine agrícola.
Esse artigo com dicas para escolher os melhores tratores para produção agrícola foram úteis para a gestão da sua fazenda? Então siga a gente no Facebook e no Instagram e tenha acesso a mais conteúdos como esse!