Perdas na colheita é um problema que todo empreendedor rural deseja evitar. Nem sempre é possível eliminar todas as perdas, mas podemos controlá-las e reduzi-las por meio de estratégias, como tecnologias de monitoramento, análise quantitativa e qualitativa das perdas, treinamento dos operadores, manutenção e velocidade adequada das máquinas.
Neste artigo, vamos mostrar como uma cabine para colheitadeira contribui com a redução de perdas na lavoura. Consideramos que essa redução também está associada ao conforto e à segurança do operador. Confira a seguir!
A cabine para colheitadeira melhora o desempenho do operador
Um operador que trabalha com mais conforto melhora seu desempenho. Se ele se ajusta melhor ao ambiente em que exerce sua função, pode focar com mais atenção as atividades que executa com a máquina. Uma maior atenção implica em muitos resultados positivos, inclusive em uma gestão mais eficiente do veículo de forma a evitar perdas durante o processo de colheita.
A cabine para colheitadeira proporciona o confortonecessário para que o trabalhador desenvolva melhor suas atividades, para que ele otimize seu desempenho.
Entre os itens de conforto proporcionados pela cabine, podemos citar a redução de vibrações, já que a estrutura da cabine assenta sobre coxins, e os vidros temperados contra radiação ultravioleta, que evita a incidência direta do sol sobre o trabalhador.
O sol agindo diretamente sobre o operador gera desconforto e também facilita a insolação, que compromete a saúde do trabalhador e os resultados da colheita.
O conforto térmico e acústico da cabine para colheitadeira ajuda a melhorar a performance do operador, que dedica mais atenção às etapas principais da colheita, evitando assim que ocorram perdas de grãos, impactos violentos contra as plantas e outros eventos que geram prejuízos.
A colheitadeira com cabine permite melhor visibilidade
Outro ponto importante no momento da colheita é uma boa visibilidade do operador da máquina. Assim, ele consegue executar movimentos com mais precisão e eficiência.
As perdas podem ocorrer por falhas na execução da colheitadeira, movimentos abruptos da máquina e outras coisas.
Com uma cabine para colheitadeira personalizada, o trabalhador consegue se posicionar melhor e na altura certa para visualizar todo o processo.
Algumas pessoas podem contestar, julgando que uma cabine fechada, ou seja, provida de vidros, não permite tão boa visibilidade quanto uma cabine aberta. Mas isso não é totalmente verdade. Se o dono do veículo faz a manutenção correta do equipamento, trocando os vidros quebrados e mantendo-os limpos sempre, a visibilidade do operador nunca será prejudicada.
Vale lembrar que os vidros temperados, usados pela fábrica de cabines, são bem mais resistentes e duráveis, ou seja, não se quebram tão facilmente — ao contrário, resistem aos impactos mais agressivos.
Além disso, não podemos esquecer que, em cabine aberta, o operador estará menos confortável e mais exposto a riscos, inclusive à radiação do sol. Os raios solares, principalmente muito intensos, não ajudam em nada na visibilidade do operador, exigindo que ele force mais sua visão para realmente enxergar melhor.
Uma cabine para colheitadeira fechada, com vidros contra radiação UV, garante uma ótima visibilidade para o trabalhador, mesmo nos horários em que o sol está a pino.
Para ter uma cabine para colheitadeira ideal para sua máquina, procure uma fábrica de cabines especializada em serviços personalizados, que atendem a diferentes marcas, priorizam recursos de segurança e trabalham com tecnologia avançada.
Deseja saber mais sobre a importância do conforto para as atividades do agronegócio? Então, aproveite e veja como o conforto influencia na produtividade agrícola!