Os pulverizadores são muito usados na agricultura. São equipamentos que servem para combater insetos e outras pragas de lavoura, além de aplicar sanitizantes.
No agronegócio, podemos identificar tipos de pulverizadores diferentes. Os manuais não precisam de uma máquina para fazer a distribuição do produto.
Mas, neste post, reunimos pelo menos 3 tipos de tratores pulverizadores para você conhecer. Vamos lembrar também a importância da cabine para pulverizador agrícola. Confira!
O que é um pulverizador agrícola e como funciona?
O pulverizador agrícola é um veículo projetado com tecnologia destinada a distribuir produtos fitossanitários em modo líquido sobre a lavoura, de maneira que se assegure a devida absorção do fitossanitário e a adequada pulverização.
Os pulverizadores agrícolas são fundamentais para assegurar que o produto pulverizado seja distribuído de modo adequado no total e nos lugares corretos.
Por meio de pulverizadores agrícolas, a lavoura é beneficiada com as substâncias na medida ideal. Os fitossanitários são, geralmente, misturados à água e servem para combater insetos e outras pragas.
Existem diferentes tipos de pulverizador. Mas aqueles usados em trator excluem os manuais e costais. De modo geral, os pulverizadores para trator são divididos em três grupos:
- Barra (acoplado e arrasto);
- Canhão (acoplado e arrasto);
- Turbo (acoplado e arrasto).
3 Tipos de Tratores Pulverizadores Agrícolas
Quando falamos em tratores pulverizadores, podemos destacar esses três tipos:
1. Trator com pulverizadores acoplados
Nesse caso, os pulverizadores estão acoplados ao trator, mais precisamente ao sistema hidráulico de engate de três pontos. Habitualmente, apresentam capacidade de 200 a 800 litros de calda. Em geral, esses pulverizadores têm uma barra articulada que é estendida durante a operação. É nessa barra que ficam dispostos os bicos pulverizadores que farão a pulverização da lavoura.
São pulverizadores que podem alcançar grandes extensões devido às dimensões da barra e à capacidade do reservatório. Assim, são indicadas para quem tem uma grande área cultivada.
Nas culturas anuais, o trator com pulverizador acoplado é muito útil, como milho, feijão, soja, batata, olericultura, ou seja, verduras e legumes em geral. Algumas marcas contam com turbo-pulverizadores, que podem vir acoplados.
As cabines para tratores servem para proteger o operador contra acidentes, contra a ação do sol e também contra os produtos que combatem as pragas e que, devido à sua toxicidade, podem ser prejudiciais à saúde.
2. Trator com pulverizadores de arrasto
Os tratores com pulverizadores de arrasto, da mesma forma que os tratores com pulverizadores acoplados, não são recomendados para terrenos irregulares. Eles funcionam melhor em terrenos com superfícies regulares ou declividades mais amenas.
Na maioria das vezes, os pulverizadores de arrasto têm tanques com maior capacidade: 500 litros a 4 mil litros. Eles vão integrados à barra de tração da máquina (daí, a denominação de “pulverizadores de arrasto”).
3. Trator com pulverizadores automotrizes
Os pulverizadores autopropelidos, que são chamados de “automotrizes”, contam com tecnologia de agricultura de precisão. São máquinas desenvolvidas para trabalhar em áreas extensas. Elas dispõem de dois a quatro tanques de 500 litros e alcançam centenas de hectares diariamente. As barras de pulverização atingem entre 28 a 42 metros.
A eletrônica embarcada oferece muita diferença nas operações. A eletrônica embarcada é formada de sistemas e equipamentos disponíveis no veículo. Dessa forma, diferentes sensores, computador de bordo, softwares especializados, GPS proporcionam um conjunto de ajustes e controles.
Entre os principais benefícios oferecidos, podemos citar:
- Otimizado;
- Uso de insumos aprimorado;
- Maior segurança e maior conforto para o operador;
- Áreas extensas podem ser trabalhadas;
- Possibilidade de trabalhar em etapas mais avançadas da lavoura.
A cabine para pulverizador agrícola, nessa tecnologia avançada, desempenha um papel fundamental para a segurança e para o conforto do trabalhador.
Qual é o pulverizador mais utilizado nas propriedades?
Você já sabe que o pulverizador é um equipamento agrícola usado para distribuir, na medida certa, produtos que ajudam no combate às pragas que atacam a lavoura.
Falamos ainda quais são os tipos de tratores pulverizadores, que conseguem alcançar uma área maior com mais eficiência do que os pulverizadores manuais e costais.
Temos, assim:
- Trator com pulverizadores acoplados;
- Trator com pulverizadores de arrasto;
- Trator com pulverizadores automotrizes.
Desses, o mais usado na agricultura é o trator com pulverizador automotriz, ou seja, os pulverizadores autopropelidos com sistema de barra e um sistema motriz individual.
Dessa forma, o pulverizador autopropelido não depende da força motriz do veículo. Ele consegue atingir assim áreas maiores e maiores rendimentos.
Tratores pulverizadores automotrizes, quando aplicados em terrenos irregulares, podem obter um rendimento por dia entre 150 a 300 hectares, a depender do planejamento operacional e da logística empregados.
Confira alguns dos motivos principais pelos quais os pulverizadores autopropelidos são os mais utilizados pelos produtores rurais:
Conforto e Segurança
Quando consideramos o conforto e a segurança do operador, esses pulverizadores se destacam. Os modelos atuais contam com:
- Cabines pressurizadas com filtros de carvão ativado;
- Assentos de suspensão pneumática;
- Comandos de fácil operação;
- Chassis muito flexíveis resistentes à torção e que mantêm bom contato com o solo;
- Transmissão hidrostática 4X4;
- Sistemas de estabilização das barras de 30 a 36 metros de comprimento.
Ao usar o pulverizador autopropelido, os riscos de contaminação do operador e de todos os outros profissionais são reduzidos. Por causa da redução na deriva, se reduzem os riscos de contaminação ambiental em áreas próximas à aplicação.
Velocidade
São máquinas muito velozes (15 a 30 km/h) e de alta performance. Em situações favoráveis, é possível chegar a quase 40 km/h. Em nossos país, as velocidades, conforme alguns estados, são as seguintes:
- Aproximadamente 12 a 16 km/h em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais;
- Em torno de 16 a 30 km/h nas regiões planas de Goiás, Bahia, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Rendimento e economia
As zonas de aplicação mais complicadas para os pulverizadores autopropelidos são aquelas em que existe lavoura de cana-de-açúcar em São Paulo (velocidade fica em torno de 8 a 12 km/h). A produtividade tende a melhorar quando a velocidade de operação é maior.
O rendimento médio (área por dia), como já mencionamos, fica entre 150 a 300 hectares. Já nos terrenos mais regulares, os tratores pulverizadores alcançam rendimento diário de área entre 250 a 500 hectares.
Há uma tendência no mercado para formatar os pulverizadores agrícolas com tecnologia para aplicar produtos em baixo volume.
A tecnologia de baixo volume será 100% funcional em zonas de cultura situadas em terrenos planos, onde não é necessário mudar bruscamente a velocidade da máquina.
Enfim, quanto ao rendimento e à economia, podemos fazer as seguintes considerações: há um maior rendimento operacional (ha aplicado/hora); aproveitamento otimizado dos melhores horários; melhor timing (momento oportuno); maior quantidade de agroquímico pulverizado sobre as plantas; menos perdas por derramamento do produto e menores custos operacionais.
Novas técnicas de pulverização em baixo volume
O volume de aplicação geralmente usado no Brasil fica em torno de 150 a 250 L/ha (litros por hectare). O menor volume é usado nas seguintes aplicações:
- Dessecação;
- Herbicidas pré-emergentes;
- Herbicidas pós-emergentes;
- Primeiras aplicações de fungicidas e inseticidas.
Quanto ao maior volume, ele é geralmente usado depois do “fechamento” de lavouras mais densas, buscando alcançar as folhas que estão nos “baixeiros” das plantas.
Um pulverizador agrícola automotriz, proporcionará um rendimento diário entre 150 a 200 hectares aplicados. Novas técnicas já permitem fazer aplicações em baixos volumes de 20 a 50 L/ha.
Um pulverizador desse tipo com capacidade de carga de 3 mil litros aplicará 60 a 150 hectares por tanque, o que representa um rendimento aproximado de 500 a mil hectares ao dia.
Como escolher qual pulverizador agrícola atende às suas necessidades?
Para escolher pulverizadores agrícolas, você deve fazer uma avaliação cuidadosa. Para facilitar, você pode considerar alguns critérios:
Avalie a capacidade do pulverizador
O volume do pulverizador varia. Não convém usar um equipamento de pulverização agrícola que necessite de recarga frequente. Quanto menor o volume do tanque, será necessário reabastecer mais vezes. Assim, o produtor perderá muito tempo em idas e vindas, consumindo ainda mais combustível.
Carregar o tanque com mais volume do que o necessário também não é recomendado, já que mais combustível será consumido e também mais potência será necessária.
Considere o volume de fitossanitários que vai precisar utilizar conforme as dimensões da lavoura. Assim será possível avaliar a capacidade do pulverizador.
Avalie as dimensões da lavoura
As dimensões do terreno que vai ser pulverizado precisam ser consideradas durante a escolha e a compra do melhor pulverizador. Para plantações grandes e médias, é importante considerar um pulverizador mais robusto.
Ainda é importante analisar as características da plantação, como o tamanho dos vegetais e o espaçamento entre as linhas.
Avalie a viabilidade econômica do equipamento
Analise ainda se o custo-benefício do pulverizador é vantajoso. Considere as vantagens que a aquisição do equipamento vai trazer para o negócio. É importante considerar o retorno do investimento, a lucratividade que a lavoura, livre de pragas, vai oferecer.
Enfim, para analisar a viabilidade econômica do pulverizador, entre em contato com outros empreendedores do agronegócio e peça referências. Além disso, faça a análise de preços, durabilidade, marcas e procure ajuda em empresas especializadas.
As cabines para tratores
Seja qual for o tipo de trator pulverizador, você pode usar a cabine para pulverizador agrícola personalizada. Ela é fabricada sob demanda e pode ser usada em qualquer marca.
Com as cabines personalizadas, é possível melhorar a segurança e o conforto. No que se refere à segurança, cabines produzidas em monobloco de aço reforçado contam com tubos anticapotamento. Também são livres de degraus e apresentam soleira que impede a movimentação de tapetes.
Quanto ao conforto, a cabine tem estrutura sobre coxins que diminuem as vibrações, um grande transtorno para o operador. Já os vidros são temperados com produtos contra radiação ultravioleta. Tem filtro de recirculação e alça pega-mão nas janelas e na porta.
Além disso, a cabine conta com pintura automotiva, tapetes em borracha, dupla forração contra ruídos e calor nos paralamas.
Sejam acoplados ou de arrasto, ou ainda, os mais avançados automotrizes, os pulverizadores de trator prestam um serviço inestimável ao agronegócio. As cabines para tratores, por sua vez, garantem que o operador possa trabalhar com segurança e comodidade, o que ajuda a aumentar a produtividade.
Confira as vantagens de comprar uma cabine personalizada para sua pulverização!