Os agrotóxicos apresentam grande risco à saúde dos trabalhadores rurais, que ficam em contato direto com o veneno. Por não utilizar os equipamentos de segurança necessários, o homem do campo se expõe aos riscos do produto químico. O contato direto com o veneno pode provocar inúmeros efeitos à saúde humana. Nos últimos sete anos, 9.583 brasileiros desenvolveram depressão por causa do contato com produtos químicos e tentaram o suicídio.
“O veneno leva a pessoa à depressão porque impregna o sistema nervoso central. Cai a produção da serotonina e, automaticamente, a pessoa começa a entrar no ciclo vicioso da depressão,” diz o oncologista Nivaldo Kiister.
Para evitar a contaminação, além do manuseio correto de pesticidas e dentre diversos equipamentos de segurança necessários, está o filtro de carvão ativado, utilizado nas cabines de tratores, colheitadeiras e pulverizadores. A filtração por carvão ativado funciona como absorvente, que retira as impurezas de um meio. O carvão ativado é 100 vezes mais poroso que o carvão comum, sendo por isso utilizado para diversos tipos de purificação, eliminação de odores e de substancias nocivas ao ser humano.
O Filtro de Carvão Ativado do ar condicionado das cabines precisa ser trocado periodicamente para garantir sua eficiência e proteger o operador. A maioria dos modelos disponíveis tem uma vida útil variável de 12 a 18 meses de utilização.
Fonte: Andressa Hanusch/Assessoria Ricar Cabines