A segurança do trabalho no campo precisa estar entre as prioridades. Afinal, os acidentes geram perdas humanas e ainda comprometem a produtividade e o cumprimento do planejamento. Nesse sentido, algumas dicas podem ajudar — e uma delas inclui a cabine para pulverizador agrícola e a cabine para colheitadeira.
De qualquer forma, o importante é investir nesse cuidado para garantir que sua propriedade atue dentro das regras. Além de tudo, é uma forma de conquistar resultados melhores e com foco no futuro. A seguir, veja 4 dicas essenciais para garantir a segurança do trabalho no campo!
1. Realize treinamentos e capacitações dos colaboradores
Quando os profissionais têm os conhecimentos certos, há chances maiores de eles executarem as tarefas corretamente e com menos riscos. Por isso, um dos pilares da segurança no campo envolve a qualificação.
Primeiramente, vale a pena contratar colaboradores que tenham algum conhecimento e/ou experiência sobre a tarefa a ser exercida. Além disso, é importante investir em capacitações, tanto para o aprofundamento quanto para a reciclagem.
Não menos importantes, os treinamentos de segurança são úteis para evitar que cada um saiba como executar as tarefas de modo protegido e como atuar em caso de emergência.
2. Forneça equipamentos de proteção individual e coletiva
Outra questão importante envolve o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC). Os itens de sinalização e as placas, por exemplo, são exemplos de EPC em certos locais da propriedade rural, como no armazenamento.
Em relação aos EPI, é necessário fornecer itens como capacete, protetores auriculares, óculos de proteção, luvas e botinas adequadas. Assim, o colaborador pode realizar as tarefas com a certeza de que estará protegido contra qualquer eventualidade.
3. Faça a manutenção constante dos equipamentos e das máquinas
Os equipamentos utilizados no campo merecem atenção especial, já que uma falha abrupta deles pode desencadear diversos problemas. Para combater a ampliação desnecessária dos riscos, o melhor é recorrer a um projeto completo de manutenção.
Revise os equipamentos periodicamente e realize trocas e cuidados conforme indicações do fabricante. Também vale fazer inspeções visuais antes de um uso mais intenso, como no plantio ou na colheita. Assim, há menos chances de ocorrerem acidentes e que podem prejudicar intensamente os profissionais.
4. Use cabine para colheitadeira e cabine para pulverizador agrícola
Além de tudo, é preciso contar com acessórios e elementos que ajudem na execução de tarefas com segurança. Nesse sentido, uma das melhores possibilidades envolve a escolha de uma cabine para colheitadeira e de uma cabine para pulverizador agrícola.
Primeiramente, a cabine para colheitadeira é útil porque ajuda a isolar e proteger o colaborador de impactos indesejados. Com a retirada de produtos, alguns podem seguir uma trajetória com força e velocidade, o que pode causar danos a um operador da máquina desprotegido.
Já a cabine para pulverização agrícola evita que o profissional fique em contato com substâncias químicas potencialmente prejudiciais. Como a estrutura é isolada e não ocorre a passagem de elementos externos, há menos chances de haver alguma contaminação.
Além de tudo, ambas as cabines oferecem conforto térmico e acústico, o que melhora a produtividade de forma consistente.
A segurança do trabalhador no campo pode ser garantida desde com medidas de planejamento e prevenção até com o uso de cabine para colheitadeira e cabine para pulverizador agrícola é possível tornar as atividades mais seguras para os trabalhadores agrícolas.
Já que esse é um dos impactos de investir na segurança, veja como o conforto pode aumentar a produtividade de operação de máquinas pesadas!