A chamada agricultura 4.0 já é uma realidade. A produção agrícola hoje conta com ferramentas de tecnologia de ponta que melhoram a produtividade, reduzem custos e diminuem os impactos ambientais.
Tais ferramentas tornam possível a automação de máquinas e a análise ampla de uma grande quantidade de dados. Outro benefício oferecido por tais instrumentos avançados é o mapeamento completo da lavoura. Munido de tais ferramentas, o produtor agrícola tem muito mais possibilidades de alavancar sua produção.
Quer saber mais e descobrir onde vale a pena investir? Conheça agora algumas das novas tecnologias da produção agrícola!
Os drones identificam pragas e áreas de desmatamento
Os drones, essas pequenas aeronaves pilotadas de modo remoto, já assumiram um papel importante no desenvolvimento da produção agrícola. O equipamento ajuda de forma decisiva nas atividades de monitoramento da lavoura. Através da captação das imagens aéreas do campo, o agricultor pode acompanhar o surgimento de pragas e doenças no campo.
Além disso, as imagens processadas permitem identificar os pontos com problemas hídricos e demarcar as áreas de plantio. Os drones também auxiliam no acompanhamento da safra e na identificação de pontos de desmatamento, focos de incêndio e nascentes de água.
Os sensores e o GPS monitoram a produção agrícola
Muitos produtores rurais adotaram sensores ópticos para um monitoramento mais preciso do campo. Conectados à internet, esses instrumentos coletam diversas informações relevantes para a produção agrícola, como o estado do solo. Aliado ao GPS, os sensores identificam a presença de pragas e de plantas invasoras.
Instalados nas máquinas agrícolas, os sensores e o GPS, juntos, permitem o funcionamento do veículo no modo piloto automático. Já foram inclusive lançados alguns protótipos de tratores, arados e colheitadeiras comandadas à distância.
As colheitadeiras com GPS e sensores instalados podem inclusive mapear o estado da produção nas propriedades. Enquanto o GPS indica a posição geolocalizada, os sensores medem a quantidade de grãos colhidos naqueles espaços. Isso permite um cruzamento de dados, permitindo que o produtor tenha acesso à situação completa da fazenda.
Os softwares de gestão são acessados do celular do produtor
Até poucos anos atrás, os dados sobre a produção agrícola eram registrados em cadernos ou livros arquivados nos escritórios das empresas. Atualmente, os softwares especialmente desenvolvidos para a gestão da agricultura são de grande auxílio para os produtores. Esses aplicativos processam e analisam uma grande quantidade de dados, inclusive os custos de produção e sobre as safras.
Um único banco de dados reúne informações de naturezas diversas, como dados climáticos, financeiros, de plantio e colheita. O produtor consegue acessar as informações diretamente do seu celular, monitorando sua lavoura de qualquer lugar, a milhares de quilômetros de distância.
Tais dados servem de base para relatórios gerados pelos próprios softwares de gestão. Dessa forma, o empresário consegue planejar sua produção agrícola tendo como meta o aumento dos resultados.
Essas são algumas das principais e mais recentes tecnologias disponíveis para a produção agrícola. Tais instrumentos vêm fazendo uma verdadeira revolução no setor, proporcionando um monitoramento amplo do plantio, da colheita e do estado do solo.
Esse artigo sobre novas tecnologias disponíveis para o setor da agricultura foi útil para a gestão produtiva da sua empresa? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!