Escolher uma cabine para trator ou uma cabine para colheitadeira é uma excelente alternativa para aproveitar ao máximo o equipamento. Graças a esse elemento, os operadores atuam de forma otimizada e fica mais simples driblar possíveis dificuldades no campo.
No entanto, um defeito na cabine para tratores, por menor que pareça, gera grandes riscos. Conhecer essas situações é essencial para se antecipar e agir de modo a obter máxima proteção, de modo geral.
Nesse sentido, veja quais são os riscos de operar um equipamento cuja cabine para trator esteja com defeito.
As probabilidades de tombamento são maiores com uma cabine para trator inadequada
Quando a cabine tem algum tipo de defeito, é comum que ela perca estabilidade. Isso significa que ela sofre mais com as vibrações do motor dos equipamentos e pode ser diretamente afetada por qualquer mudança de velocidade ou caminho mais complexo.
O grande problema envolvido é que cabine para tratores desse modo sofrem mais risco de tombamento. No meio da operação, uma movimentação brusca pode gerar uma perda de equilíbrio que, em condições normais, seria compensada. Com o defeito, entretanto, o equipamento tomba.
O maior problema tem a ver com a segurança do operador. Se a cabine tiver algum defeito na sua estrutura monolítica, por exemplo, há o risco de o operador ser comprimido ou mesmo esmagado.
O uso de cabine para colheitadeira com defeito pode causar impactos contra o profissional
Outro problema comum se dá no momento da colheita. Esse período é bastante sensível porque é comum que haja a dispersão de diversos elementos no ar — principalmente, em direção ao operador.
A princípio, a cabine para colheitadeira serve para proteger exatamente desses impactos. Por ser resistente e totalmente fechada, qualquer item que passe pela máquina não alcançará o trabalhador.
Porém, se o acessório estiver com defeito, há grandes riscos de o impacto prejudicar bastante a operação. Inclusive, isso pode fazer com que o profissional seja diretamente atingido, o que aumenta os riscos de lesões e de gravidade dos ferimentos, por exemplo.
O desempenho geral de operação é comprometido por uma cabine para tratores com defeito
Além de tudo, uma cabine para trator com defeito prejudica bastante as características de operação.
Pense, por exemplo, em um equipamento cujo defeito prejudica a climatização. Nesse caso, é natural que o operador sinta um estresse térmico, o que causa a queda na sua produtividade e no seu rendimento. Para piorar, os riscos de acidentes também são maiores.
Além disso, todos os riscos de segurança levam a perdas e paradas. Portanto, um simples defeito nesse componente pode sair mais caro que o esperado, inclusive em termos de capacidade produtiva.
Usar uma máquina em que a cabine para trator ou a cabina para colheitadeira esteja com defeito traz riscos de segurança e um grande potencial de perdas. Por isso, o ideal é contar com um equipamento de qualidade e que apresente características adequadas — inclusive, sobre a manutenção.
Se quiser mais dicas para aplicar em sua propriedade e maximizar seus resultados, curta nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Instagram!