Até que ponto vale a pena investir em melhorias em nossas máquinas? Será que o valor do investimento é alto? E, o que é mais importante, será que compensa?
Um dos veículos mais importantes para o agronegócio é o trator. Mas ele não é usado somente na lavoura — também é valioso na construção civil e em outras áreas da economia.
Com a moderna tecnologia, é possível otimizar essa máquina pesada com novos recursos. Vamos mostrar, neste artigo, por que a cabine para trator consiste em um bom investimento!
Cabine para trator garante mais segurança
Uma das principais preocupações do agro empreendedor deve ser com a segurança de seus trabalhadores. Não adianta pensar somente na produtividade e nos lucros — inclusive porque todo problema envolvendo o operador de uma máquina representa improdutividade e, possivelmente, prejuízos.
A cabine para trator ajuda a melhorar a segurança de quem opera na máquina. Ela é confeccionada em monobloco de aço reforçado e apresenta tubos especiais anticapotamento. Assim, caso o veículo tombe, o trabalhador não sofrerá danos graves. A cabine não tem degraus e apresenta soleira que evita a movimentação de tapetes.
Cabine para trator promove mais conforto
O conforto no ambiente de trabalho pode se relacionar com a acústica, o aspecto térmico, a acessibilidade, a facilidade de manusear o material de trabalho. E qual é o ambiente de trabalho de um operador de trator? Na verdade, são dois espaços: a cabine (ambiente interno) e a lavoura (ambiente externo).
É da cabine que ele controla os mecanismos responsáveis por colocar a máquina em movimento. Por isso, vale a pena investir em uma cabine personalizada para tratores. Naturalmente, a cabine aberta não oferece o mesmo conforto nem a mesma segurança de uma cabine fechada.
A cabine fechada e personalizada garante mais conforto, atendendo aos critérios mais modernos de ergonomia, que estuda a relação do Homem com o ambiente de trabalho, estimulando práticas que permitem que ambos se ajustem da melhor forma possível. Esse ajuste resulta em mais conforto do trabalhador e em uma melhor interação com o ambiente em que realiza suas atividades.
A cabine para trator, embora seja fixa, está sobre um veículo, ou seja, um equipamento móvel. Podemos dizer, por associação, que se trata de um ambiente de trabalho móvel, bem mais dinâmico que um escritório, por exemplo.
Manter o conforto nessas condições parece ser mais difícil. Mas com uma cabine personalizada, isso não é tão complicado. Vejamos alguns dos principais problemas relacionados ao conforto e suas soluções:
Temperatura
Um dos principais incômodos para o operador é a temperatura. Nos dias quentes, a temperatura muito alta pode comprometer o desempenho do trabalhador. O calor pode, mais que incomodar, fazer mal à saúde. Em dias muito frios, a temperatura também pode incomodar e interferir na produtividade.
Então é preciso investir em conforto térmico. A cabine fechada isola o operador do ambiente externo, protegendo-o contra o frio ou o calor. Além disso, em uma cabine personalizada, é possível instalar ar-condicionado. E os vidros são temperados com proteção contra radiação ultravioleta.
Vibrações
Como está sobre o trator em movimento, a cabine está sujeita às vibrações do veículo. Isso não é nada confortável para o operador e, além de atrapalhar a produtividade, as vibrações podem causar mal à saúde (enjoos, por exemplo).
A estrutura da cabine para trator repousa sobre coxins que reduzem a vibração. Além disso, existem alça pega mãos na porta e nas janelas.
Ruídos
Outro problema é o ruído. Como nos casos anteriores, ruídos podem incomodar bastante e causar problemas auditivos com o passar do tempo.
A solução oferecida pela cabine personalizada para tratores é a dupla forração, que serve tanto para isolamento térmico quanto acústico.
A cabine para trator é um ótimo investimento para garantir segurança e conforto ao operador e, assim, aumentar a produtividade.
Ergonomia não é luxo, é um diferencial que contribui para melhorar o trabalho. Saiba mais sobre o assunto: veja como o conforto influencia na produtividade agrícola!